quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Canadá


E aí,galerinha!
Tô aqui pra falar do país que eu sonho em fazer intercâmbio: Canadá

Então, aí vai algumas informações básicas pra quem se interessou e quer saber mais...

O Canadá é um país localizado na América do Norte. É o segundo maior país do mundo em extensão territorial, sendo superado apenas pela Rússia. O Canadá ocupa praticamente toda a metade norte do continente norte-americano, tendo como único país a lhe fazer divisa os Estados Unidos da América, tanto ao sul (os 48 estados contíguos) como ao noroeste (com o estado do Alasca). Ao norte localiza-se o oceano Ártico, a oeste, o oceano Pacífico, e a leste, o oceano Atlântico e a Groenlândia. Sua capital é a cidade de Ottawa.
O Canadá possui dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. Ambos são usados no Parlamento do Canadá. Em 7 de julho de 1969, a língua francesa foi igualada à língua inglesa, por todo o sistema federal de governo. Isto iniciou um processo que levou o Canadá a tornar-se uma nação bilíngüe e multicultural:
O francês e o inglês possuem estatuto igualitário no parlamento, nas cortes federais e em todas as instituições federais canadenses.
Todo cidadão canadense possui o direito a ter um julgamento em francês ou em inglês, a pedido do julgado.
O público possui o direito, onde há suficiente demanda, de receber serviços governamentais em francês ou em inglês.
Grupos aborígenes possuem o direito de serem educados em seu idioma nativo.
Embora o multiculturalismo seja a política oficial do país, uma pessoa precisa falar fluentemente o francês ou o inglês para tornar-se um cidadão canadense.
Mais de 98% dos canadenses falam ou o francês, ou o inglês, ou ambos os idiomas.

Cada província tem o direito de definir seus idiomas oficiais. Em Quebec, o idioma oficial da província é o francês, embora cidadãos anglófonos e aborígenes na província possuam certos direitos que ajudam a preservar estes idiomas dentro do Quebec. O Quebec fornece serviços governamentais em francês e em inglês, ao menos nas principais cidades da província.
O francês é majoritariamente falado em Quebec — menores grupos francófonos vivem na Nova Brunswick, Ontário e Manitoba. No censo nacional de 2001, 6 864 615 pessoas afirmaram que o francês era seu idioma materno. Destes, 85% viviam em Quebec. Para efeito de comparação, 17 694 835 canadenses indicaram o inglês como idioma materno. A Nova Brunswick é oficialmente a única província bilíngüe do Canadá.
Idiomas não-oficiais também são expressivos no Canadá, com um total de 5 470 820 canadenses afirmando terem outro idioma, que não o francês ou o inglês, como idioma materno. Os idiomas não-oficiais mais falados no Canadá são o chinês (853 745 falantes nativos), italiano (469 485 falantes) e o alemão (438 080 falantes).

Clima do Canadá
No Canadá, o verão é quente, com temperatura média de 25ºC e chuvas moderadas. A nevoa marítima é persistente na costa leste. A transição de inverno para verão ocorre rapidamente em meados de abril, com a temperatura média de 18ºC em Toronto. Os invernos são úmidos e frios, com temperatura média entre 7ºC em Vancouver e -1ºC em Toronto. Em volta dos Grandes Lagos há fortes nevascas e ao leste das Rocky Mountains o vento conhecido como "chinuk" pode aumentar a temperatura para 22ºC.

O clima do Canadá caracteriza-se pela diversidade, uma vez que a temperatura e as precipitações variam de acordo com a região e a estação.
Enquanto as temperaturas do norte vão acima de 0 C por apenas alguns meses, a maioria dos canadenses vive dentro da faixa de 300 Km da fronteira meridional do país, onde as primaveras amenas, verões quentes e outonos agradavelmente frescos prevalecem durante pelo menos 7 meses por ano. As estações ditam a aparência da terra: se a natureza estiver em estado de dormência, os canadenses estarão esquiando... na neve ou na água.
Enquanto as estações do ano sinalizam flutuações na temperatura e número de horas de luz solar, o deslocamento das massas de ar também desempenha o seu papel. O fluxo normal de ar do oeste para o leste é interrompido no inverno, quando o ar frio e seco se desloca do Ártico em direção ao sul, e no verão, quando o ar tropical quente se desloca do sudeste em direção ao norte. Além disso, as montanhas, planícies e grandes cursos d'água também influem nas temperaturas.

Postado por Dany

Um comentário:

  1. ate que enfim postaram no blog, estava ansiosa pra ver o qe iam escrever sobre o canadá.
    bgs ;*

    ResponderExcluir